sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aventuras em Jena

Oi, gente.

Cá estou eu, com nada na cabeça pra postar e com a intenção de não escrever um testamento, mas nunca se sabe, não é? Vou começar do começo, coisa que eu não fiz nos outros posts, por falta de vontade. Frankfurt:

Eu e meu companheiro de aventuras Gustavo chegamos em Frankfurt e não em Jena. Tendo em vista que íamos chegar numa cidade grande e bastante conhecida da Alemanha, resolvemos então tentar um tal de couchsurfing. Esse é um site da internet em que pessoas de todo o mundo se inscrevem para fazer intercambio sem pagar, rs. Ou seja, voce encontra alguém no couchsurfing, pede para passar umas noites na casa da pessoa, ela deixa, e é supermassa. Fizemos isso em Frankfurt. O alemão que nos hospedou foi uma verdadeira gracinha... Até café da manhã ele fez pros três brasileiros malucos aqui - três porque a carol, namorada do gustavo, também foi. E é claro que eu o fiz beber cachaça, o que foi engraçado, porque ele ficou tentando fazer cara de paisagem e não admitir que é forte. rs. Essa história não tem nada de engraçado que possa ser publicado aqui, desculpe se voces estavam na expectativa, hahaha, mas é só pra indicar o site, que é bacanérrimo.

Esse foi o início, agora já pulo pro meio, com histórias mais engraçadas.

Outro dia fui treinar handball na faculdade, o que custa 15 euros por semestre. Siiim. Eu fui dar de brasileira descolada e pensei: coloco a roupa de jogar debaixo dos milhões de casacos, vou logo de tenis pra jogar, e maravilha. depois é só vestir tudo dnv e tomar banho em casa. Chegando lá, porém, depois de horas andando pra achar o maravilhoso lugar, eu entro e já logo dou de cara com a moça da portaria. Eu pergunto se lá é o handball e ela diz que sim. Mas olha pra mim com uma cara de desconfiança e diz: "Olha, mas você precisa trocar de tênis." puta que pariu!! Eu nao posso jogar com esse tênis? será que tem um tênis específico pro handball? depois percebi qual era o problema... nao se pode entrar nas quadras aqui com o mesmo tênis que se anda na rua. Maaaaaaas eu queria jogar. O que fazer nessa hora? O que vocês sugerem? Eu refleti, olhei pra moça com cara de quem nao entendia nada e disse:

"Whaaaaaaat?" Hahahahaha. Isso mesmo, eu fingi que nao entendia uma palavra do que ela disse e que falava só ingles. Aí ela começou a ficar desesperada, porque nao sabia falar inglês. Então, ela tentou uma frase mais simples: "vc nao pode entrar com esse tenis." Aí eu respondi: "Mas as pessoas jogam aqui sem tênis?!" Hahahaha. Infelizmente, chegou um moço que falava ingles e me explicou da seguinte forma:

"Voce precisa trocar de roupa e de tenis pra entrar". eu fingi que nao entendi a segunda parte e simplesmente perguntei onde eu poderia fazer isso. O detalhe interessante é que aqui eu nao consigo falar ingles, já que nao consigo pensar em ingles (o que é muito engraçado, porque no brasil eu consigo) e troco a ordem de todas as palavras (em alemão os verbos vao pro final da frase, por exemplo). Então, eu perguntei pro moço onde eu poderia trocar de roupa EM ALEMÃO. hahahahahahaha.

fui ao vestiario, tirei a roupa, esperei pra ver se a porteira do predio já tinha dado o vazante, e fui feliz pra quadra. Chegando lá, quem tava lá? a moça... aí comecei a olhar pra cima e pra baixo.. Sabem quando o professor faz uma pergunta dificil e vc nao quer responder e daí fica olhando pro abstrato fingindo que tá pensando em alguma coisa util? ou começa a mexer em papeis? pois é... foi o que eu fiz. hahaha. por fim, eu pensei que era a hora de conversar com ela. eu já tava toda vestidinha de esporte, nao é possivel que ela ia me expulsar. Aí eu disse:
"Desculpe, agora eu entendi o que vc quis dizer. eu nao posso usar o mesmo tenis aqui, nao é?"
ela abriu um sorriso do tamanho do mundo, já que agora ela percebeu que poderiamos nos comunicar. Mas eu já tava na quadra, fiz cara de cachorro perdigueiro e perguntei: "entao quer dizer que eu nao tenho permissão pra jogar?" Ela ficou com dó da pobre estrangeira infeliz e falou que abriria uma excessão, mas só dessa vez, hein? rsrs.

Aqui me ocorre uma coisa muito interessante em relação ao conceito de higiene dos alemães. Começo pela separação do lixo - isso nem é tanto higiene, mas sim consciencia ambiental. Eles simplesmente separam tanto o lixo que eu nao consigo acompanhar. Tem uma lixeira pra papel, ótimo. Uma pra resto de comida, maravilha. E uma outra pra vidro, claro... Mas eu nunca vi por aqui uma lixeira de vidro... Por que? Coisas de vidro nós podemos levar ao supermercado e trocar por dinheiro. Agora vocês imaginem se isso fosse no brasil? Catadores de latinha nunca mais iam catar latinhas, que ficariam abandonadas por aí. Já os bebados nunca mais iriam quebrar suas garrafas de caçhaca, porque seria "compre duas cachaças e ganhe uma ao devolver os cascos". hahahaha. Além disso, claro, nao precisariamos nos preocupar com vidro voando nos estadios de futebol ou nos shows. A gte nao ia mais ser obrigado a tomar cerveja naqueles copos de plastico horríveis. hahahaha. Maaaaaaas voltando ao mais importante: Ainda restam pelo menos duas lixeiras: uma é para o plastico. E a outra? Não faço a menor ideia. Quando nao sei se a coisa é feita de plastico ou de papel, eu jogo lá. hahahahaha.

Mas voltando ao que importa: higiene. O conceito de higiene aqui é tão louco que eu ainda nao entendo. Eles tomam banho? Ainda nao chegou o inverno rigoroso, mas eu acho que a maioria toma. Já tive a experiencia de uns tres ou quatro fedorentos, mas não é muito, não é? Mas as questões são mais profundas. Primeiro, normalmente nao se entra de sapato na casa do caboclo aqui. Você precisa tirar o sapatinho. Siiim, a galera tem chulé e aí fudeu. Além disso, meia furada nao dá, né, moçada? Além disso,voltando ao que é importante pra higiene, óbvio, nada de lixo na rua.
Bom, mas aí, né, gente, depois do almoço no delicioso bandeijão, eu pego minha maravilhosa escova de dente, encho de pasta e faço o que? escovo o dente. Ahhh. a resposta foi óbvia pra vocês? Não, aqui na alemanha nao é tão óbvio. Beleza escovar o dente ao acordar e ao dormir, mas depois das refeições?! Pra quê? Quando eu escovo o dente, as alemãs que entram no banheiro me olham como se eu fosse um OVNI. Passar o fio dental é como se eu estivesse usando o mesmo fio pra enforcar alguém. Eu já ouvi aqui coisas do tipo: "Voce nao pode escovar os dentes tantas vezes por dia. Faz mal pra eles, gasta..." O preocupante é que tem gente aqui de 18 anos com dentes de 90 e com cor de asfalto. Completamente assustador.

Uma vez o gustavo estava com chicletes de maçã, sem açucar, e ofereceu pra um russo. Ele disse: "nao, obrigado. faz mal pros dentes". Claro que eu nao consegui segurar o riso.

Mas a questão é: nao pise em casa com o tenis sujo e nada de não separar o lixo, mas o banho não é tããão importante assim. Não jogue lixo na rua e ande sempre com a roupa limpa, mas nada de escovar o dente mais de duas vezes ao dia. Uma já basta.

Outro caso muito interessante: cheguei na alemanha e to por aí andando, feliz. Aí estou na sala de aula e dou aquela fungada tipicamente brasileira de prova de vestibular (voces sabem que na prova todo mundo fica fungando, né? já repararam isso? muita gente acha que é pra irritar os adversarios, mas a verdade é que é incontrolavel. e, quando alguém faz, nós queremos fazer também, movimento contagiante. tipo bocejar, rs). A mulher do meu lado, muito simpatica, me ofereceu um lenço de papel. Eu agradeci e disse que não queria. Depois, fomos pra Weimar. Eu estava lendo os dizeres do túmulo da mulher do Goethe, algo muito respeitavel, e o meu professor me ofereceu um lenço. Eu disse não. Por fim, eu comecei a reparar no pessoal: Eles pegam o lenço de papel e dão aquela escarrada. No meio da aula, por exemplo, numa altura incrível. Nem sei como eles conseguem; isso deveria entrar pro livro dos records.

Mais tarde, encontrei o meu amigo Gustavo, que já tinha estado na alemanha, e eu disse a ele que as pessoas eram muito simpaticas, porque ficavam me oferecendo lenços o tempo inteiro. Ele me olhou com uma cara de riso e disse: "Lud, não é muito educado ficar fungando na alemanha. Eles acham que a gente tá com meleca no nariz e nao limpou. O que é completamente nojento pra eles." Oi?!Primeiro, eu nao to com meleca no nariz. isso é um movimento involuntário. Segundo, quer dizer que minha simples fungadinha é um horror, e que aquela catarrada no pobre lenço de papel é que é legal? Agora continuo sem coragem de usar com todo o afinco o lenço, mas fico controlando quantas fungadas eu dou e qual a altura delas. triste e engraçada realidade alemã. Novamente, uma completa diferença de noção de higiene. Até porque eles limpam o nariz graciosamente também ao se alimentarem no bandeijão ao meu lado.

Bom, acho que por hoje é suficiente. rsrs. Ainda quero muito falar sobre uns outros assuntos, mais sérios, como neonazismo e coisas assim, mas eu tenho que por um limite pro tanto que eu escrevo aqui. hahaha. Bom, fiz um flickr com fotos e video. Claaaaro, as fotos são só de paisagens, porque eu sou idiota e esqueci de tirar foto minha. mas eu juro que nao achei no google e postei. rs. Eu prometo que dá próxima vez posto fotos menos chatas. rs. mas, pra quem quiser:

http://www.flickr.com/photos/ludmilafonseca/

muitos beijos, sempre saudosos.

10 comentários:

  1. Pra quem tem nojo do cuspe "redondinho" dos jogadores de futebol... imagino o que seja uma bela escarrada no papelzinho!!! rs
    Saudade

    ResponderExcluir
  2. serio q vc sabia dessa de assoar o nariz? hahahaaha!
    eu acho q concordo com essa. realmente eh melhor limpar e uma vez, ainda q em publico mesmo, eh mais higienico ^^
    saudade! :*

    ResponderExcluir
  3. Lud, você tem um senso de humor refinado!!
    Só você para me fazer rir, depois de um sábado corrigindo projetos acadêmicos cheios de erros de ortografia e de metodologia.
    Quanto à quarta lixeira, é para alumínio. pelo menos é essa informação que há nos artigos que trabalho aqui no BR.
    Escreve mais... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Isca, se vc escova os dentes no máximo duas vezes por dia, logo vc diminiu o consumo de água. Isso deve fazer parte de uma visão ampliada de consciência ambiental. Sobre o caso da fungadinha, talvez seja interessante você experimentar escarrar livremente em público e nos contar como foi a sensação. Afinal, se vc fizesse isso no Brasil você seria reprimida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKKKKK, deve ser muito engraçado ver sua cara na hora dos escarros.
    Ai que nojo...acho que vou vomitar.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho que dizer que simplesmente adorei seu blog! Os textos são super bem humorados!

    Sem contar que preciso entender um pouco mais da região, porque provavelmente eu vou passar por aí, de Dezembro a Março... Não na Alemanha, é claro, porque não gosto de escarradas. Mas talvez na Hungria ou Eslováquia.

    ResponderExcluir
  7. ""Não jogue lixo na rua e ande sempre com a roupa limpa, mas nada de escovar o dente mais de duas vezes ao dia. Uma já basta.""

    nao è verdade lud;)disculpa;)eu sou alemao e escovo os dentes dois vezes por dia,amanha e a noite;)meu irmao è mais brasileiro.ele faz depois de cada comida;)

    ResponderExcluir
  8. Marc:

    Hahahaha. O "uma já basta" foi uma piada. Eu disse anteriormente que vocês escovam os dentes duas vezes por dia, normalmente!! Isso é pior em outras partes da europa, pelo que já vi dos meus amigos estrangeiros. E isso é pior também com algum alemães, mas gente que sai da regra tem em todo lugar.

    O engraçado, entretanto, é o complemento da história. É o fato de que, quando estou escovando os dentes em banheiros publicos, as pessoas realmente me olham estranho - coisa que não é normal, porque os alemães não olham pra gente. E muita gente já me disse que faz mal pros dentes escovar mais de duas vezes por dia, o que foi bastante surpreendente pra mim. =)

    ResponderExcluir
  9. Ei Lud! Tô passando pra atualizar a leitura. Daqui a pouco vc chega por aqui e não fiquei sabendo das peripécias na alemanha. hdasuhduah

    Bom, esse caso de não escovar os dentes é meio sério. Agora, fingir que não entende alemão e falar perfeitamente com outra pessoa na frente da moça foi demais! Pelo menos conseguiu jogar ;)

    bjs

    ResponderExcluir