terça-feira, 12 de outubro de 2010

Outra vez outro blog

Bom, agora tenho internet em casa e finalmente vou fazer o prometido: escrever um blog. Agora são 01 da manhã aqui nas zoropa, mas eu nao tenho sono. então, resolvi usar meu tempo com alguma coisa que faça algum sentido, porque o livro que tenho em alemão é sobre blablablablabla, e realmente nao interessa a ninguém- por isso, é claro, eu ganhei e nao comprei. rs.

Eu já tive um milhão de coisas pra contar, daí eu esqueço, daí eu lembro, daí eu esqueço de novo. Ainda nao tenho certeza se nesse exato momento estou esquecendo ou estou lembrando. vou aqui fazendo um brainstorm.

A Alemanha, galera, é realmente incrível, e olha que eu só conheço umas 4 cidades. Aqui as pessoas são hipergentis, por mais que se diga o contrário. Na rua, por exemplo, quando a gte tá perdido - o que me acontece regularmente -, nossa, eles são tão legais que até cansa. Você quer saber uma informaçãozinha só, e eles estão sempre explicando tudo, tintin por tintin. É claro que tem aqueles que também nao têm taaaanta paciencia assim com estrangeiros. se voce pede uma informação e nao entende a resposta, nao necessariamente porque vc nao entende a lingua, eles logo acham que você realmente nao fala alemão e lançam aquele inglês germânico de toda hora. O problema disso é: na maioria das vezes, é mais fácil pra mim entender o alemão. Mas o contrário também acontece: quando eles acham que vc fala bem, já que nao cometeu nenhum erro ao perguntar onde é o banheiro, eles começam a falar como se você fosse nativo. Ou seja, muito rápido. Aí também não é das melhores experiencias. Mas aqui aprendi um novo valor: antes rápido que em inglês.

Isso, claro, nao se aplica ao portugues de portugal. Lá, antes inglês do que qualquer português. No avião, por exemplo, da nossa maravilhosa Tap, eu esperava sempre eles repetirem as informações em inglês, porque em portugues realmente nao funcionava. Impressionante... Sobre o avião, informação muito importante é o que a aeronave da Tap é maravilhosa. Fui jogando video game durante as doze horas- nao, durante quatro horas eu vi filme. E o melhor: tem sudoku e algo tipo cobrinha. quanto divertimento!!!

Bom, passei duas noites e um dia em frankfurt, o que também foi bem interessante. Passamos um dia inteiro andando pela cidade pra descobrir que todos os museus estavam em obras. Tinha uma exposição egipcia, mas era muito cara pro meu dinheiro. rs. e tinha uma exposição sobre judeus. Inclusive, dado muito interessante dos museus da alemanha: se vc nao entende alemão, vc nao tem nada o que fazer nesses museus. É impressionante. Eles imprimem um milhão de posteres com um milhão e meio de informações sobre tudo, e vc lê. Basicamente é isso. É preciso praticamente 3 horas pra ver toda uma exposição de tamanho médio direito, e no fim ninguém aguenta mais ler. coisa estranha... Se é pra ler, eu podia ler na minha casa. Mas, ok, nao posso reclamar, isso aqui é o primeiro mundo.

Siiiiiiim, no primeiro mundo os trens atrasam. Inclusive todos os que eu peguei atrasaram. Nao os trens na rua, os chamados S-Bahn, mas os trens de uma cidade pra outra. Curuz credo!!! Vinte minutos de atraso é fichinha. De frankfurt pra jena precisamos trocar de trem. Descemos e tamo lá esperando o próximo. Ouvimos, mal e porcamente, que o trem ia atrasar. Ok, continuamos esperando. Depois de, sei lá, vinte minutos de atraso, rola outra mensagem sobre o nosso trem. Claaaaro, nós nao entendemos. O moço tava avisando que o nosso trem nunca ia chegar e que tínhamos que pegar outro. Essa foi por beeeem pouco. íamos ficar perdidos em weimar por dias, talvez por anos. e weimar fica apenas a 20 minutos de jena.

Mas os S-Bahn... Ah... esses, sim, são completamente maravilhosos. Logo em frente a minha casa tem um ponto. e é incrível como funciona. Se tá marcado que o trem vai passar na minha porta as 17.37, ele passa na minha porta 17.37. Nao, nao 38, muito menos 39. Isso é completamente maravilhoso. Nao preciso ficar horas no ponto esperando. e pra todo lugar da cidade, eu gasto 15 minutos. Como pode tanta maravilha? Nao quero nunca maaaaaaaaaaais a Antonio Carlos.

Já conheci mais ou menos um milhão de pessoas, a maioria estrangeiros. Conheci duas pessoas que são realmente de Jena, apenas. rs. Eles são tipo gente do Acre nos encontros dos estudantes de letras: ninguem acredita quando vê que existem. É realmente muito muito muito interessante conhecer tanta gente de tanto lugar. Eu aprendi a ser simpática, o que também nao é muito dificil. Aqui eu nao sou muito inteligente, porque nao consigo dizer o que eu penso, barreiras linguisticas, mas eu sou tããão simpática. Claro, nao tão simpatica quando o pessoal da china. Eles normalmente só sorriem e balançam a cabeça positivamente. Nao tem jeito de competir. eu pergunto: " voce vai estudar o que na alemanha". e eles apenas sorriem e balançam a cabeça positivamente. AAAhhh, esses orientais. Não dá pra competir.

As pessoas aqui, por outro lado, são meio caretas. Muitos são da igreja ortodoxa, outros são simplesmente católicos, mas é sempre dificil lidar com isso. Tem gente que vem de países onde há quatro milhoes de habitantes. isso tem na grande bh. É muito dificil lidar com isso as vezes. é preciso entender que tudo são dados culturais, mas nao é muito fácil ouvir que um gay nao sobrevive muito tempo entre os homens na Georgia. E o que significa nao sobrevive? bom, ele realmente pode morrer. Outras coisas piores se ouvem por aqui. O lugar da mulher, por exemplo, em alguns países é incrivelmente assustador. Perguntei pras meninas da china o que elas acham de nao poder ter facebook ou ver o youtube, e elas disseram que é ruim, mas que tudo bem. Eu fiquei pensando: será que elas vieram pra alemanha e acham que estão sendo vigiadas? nao é possível que elas realmente acham que está tudo bem... depois, eu pus minha cabeça no lugar. Dados culturais, dados culturais, dados culturais. Eu sempre soube que o meu grande preconceito é contra pessoas que têm preconceito e acham que é de boa. Eu sei, pessoal, obviamente eu tenho preconceitos contra outras coisas. Mas o fato de eu nao me sentir bem com isso e tentar mudar já é alguma coisa. Putz, mas as pessoas nem percebem que são preconceituosas... elas simplesmente pensam que estão certas. ai.

Mas eu fiz esse blog pra contar coisas boas... por que eu vejo as coisas sempre por uma ótica tão pessimista e ativista? hahahaha. Bom, jena é linda. nossa, que cidade gostosa e que qualidade de vida. daria pra morar aqui a vida inteira, se a gte enchesse isso aqui de musica brasileira. hahahaha. Que saudade eu estou de ouvir boa musica brasileira muito bem acompanhada, tomando alguma coisa gostosa, comendo alguma coisa gostosa. Neeeee, mas nao é sobre isso que eu queria falar. eu queria falar sobre a cidade:

entao, aqui temos a segunda melhor sorveteria e cafeteria da turingia. o que isso significa? nao faço a menor ideia, já que nao tomo café nem gosto muito de sorvete a nao ser que tenha banana - e a banana aqui é realmente intragável. Quem nao me comprou muitos cachos de banana no brasil pode ficar completamente culpado, já que ficarei ciiinco longos meses sem comer banana. Para além disso, temos aqui um bar chamado porão de rosas, ou algo assim, que é a obra, um pouco maior e mais arejada. A musica é basicamente a mesma, pelo menos. a diferença é que aqui meio litro de cerveja custa dois euros e está sempre quente e que as pessoas têm coragem de dançar mesmo que nao saibam. a pergunta óbvia: entao vc está dançando, né, lud? Sim, estou. Aqui me sinto muito à vontade pra dançar. Eu nunca dancei tão bem em toda a minha vida.

Estou tambem tentando ensinar pras pessoas que meu apelido é lud (algo como luigi, né? rs), porque elas só me chamam de lud com o d realmente completamente mudo. Já tive grandes progressos, e é realmente doce quando as minhas amigas me chamam de luigi. hahahha. Elas também já sabem falar palavras muito importantes, como beijo, cuzão, foda, essa noite foi foda, as pessoas são fodas, tudo bem. mas vou transcrever: beijuuu, cussao, fôda, essa noitssi foi fôda, aisss possoias sá fôdas. Elas nao conseguem nasalizar nada. E pra falar "siiimmm", então? impossível, minha gente.

eu, também, claro, já sei falar alguma coisa em algumas linguas. a palavra mais dificil que aprend'i até agora foi vbrdgvni. sim, isso é uma palavra, eu nao to zuando. O que isso significa? algo como "eu rasgo". em qual lingua? na lingua da Georgia. uma lingua que parece lingua de indio, só que um pouco mais engraçada. dá vontade de aprender só porque é praticamente impossível. hahahaha.

Nossa, eu poderia ficar aqui escrevendo durante séculos,mas eu tenho certeza que ninguem vai ter paciencia de ler nem esse post até o final. Mas, cuidado, se vc me perguntar algo que eu já escrevi no blog, saberei que vc nao está prestando atenção nas minhas sábias palavras.

Amor e saudades sempre.

19 comentários:

  1. Sábias palavras!!!
    Continue se divertindo, pois continuarei aqui denegrindo sua bela imagem. Já devo ter feito umas cinco vezes a demonstração do aviazinho e isso é o mínimo. Quando voltar terá muito trabalho simpático para fazer por aqui.

    Com amor,

    RogÊ

    ResponderExcluir
  2. Já espero o próximo capítulo.

    Mamy

    ResponderExcluir
  3. adorei e li tudo! pode escrever mais q eu leio! =D

    Ligia =D

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas dizer que ninguém vai ler até o final é o cúmulo da saudade! Aproveite bastante, menina Lud! E tente não voltar simpática demais. ;)

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lud! Adorei o blog, adorei as novas. Curte muito aí, vc merece! Beijo grande da Laninha.

    ResponderExcluir
  6. [as pessoas têm coragem de dançar mesmo que não saibam]
    e desde quando o pessoal da obra sabe dançar?

    Estou com um misto de saudade e inveja, mas daquela inveja boa, do tipo: "pessoia fôda". rsrsrs

    Bjos, Thiagudo.

    ResponderExcluir
  7. Eu também li tudo!!!
    Fico muito feliz por você!!!
    Mal posso esperar para te encontrar ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. se pronuncia como se escreve. mas o r é aquele meio do alemao, la no fundo da garganta. e o "g" tem som desse "r" tb... vai treinando aí. hahahaha.

    ResponderExcluir
  9. Hahahah! Quanto risada!! Muito bom!! Lud!, Jena combina com Jenninha! Eu vou prai tb!

    ResponderExcluir
  10. Muito didática a sua explicação sobre a pronúncia. Aprendi e já estou praticando-super. Ah tá. Até parece.

    ResponderExcluir
  11. É... é por isso que eu quis virar professora, devido à minha alta capacidade didática. hahaha. o problema é que é assim mesmo. vc tem que ler do jeito que escreve. v com som de v, por exemplo, mas tentando nao fazer nenhum outro som, sem vogal depois, entendeu? rs

    ResponderExcluir
  12. O Lud!
    Eu quero ver foto!
    Num tem foto aqui não???

    ResponderExcluir
  13. Antes de começar a ler eu ia falar que a interface tinha que ser melhorada, mas o conteúdo ta recompensando, estou até ansioso para continuar lendo, quem sabe assim não aprendo e passo a escrever tudo bem bonito. E se precisar de um técnico é só mandar as passagens que vou até ai.

    Ñ esquec d tomar cuidado com os alemão q
    nóiz ñ cola com eles ñ!

    Bjoss

    ResponderExcluir